terça-feira, novembro 28, 2006

Papa Bento XVI já chegou à Turquia

Recebido pelo primeiro-ministroPapa Bento XVI já chegou à Turquia 28.11.2006 - 13h09 AFP

O Papa foi hoje recebido no aeroporto de Ancara pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan. Bento XVI encara a viagem à Turquia como uma "formidável oportunidade" para o diálogo inter-religioso, declarou hoje, em Istambul, um representante do Vaticano.
"Bento XVI é um homem de paz em todos os sentidos do termo e espero que as suas palavras sejam encaradas como um convite (...) a um diálogo verdadeiro entre as religiões", declarou à imprensa Brian Farrell, membro do conselho pontifício para a unidade cristã.Antes de partir de Roma, o próprio Bento XVI declarou que o objectivo da sua visita é alcançar "um acordo para a compreensão e o diálogo entre culturas".O Sumo Pontífice encara a visita "com grande confiança e esperança", descrevendo a Turquia como "uma ponte entre as culturas" cristã e muçulmana.

Papa apoia entrada da Turquia na UE.

O Papa foi recebido pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que parte ainda hoje para Riga, para participar na cimeira da NATO.Em declarações aos jornalistas após um breve encontro com Bento XVI, Erdogan afirmou ter obtido do Sumo Pontífice o apoio para a entrada da Turquia na União Europeia. "Pedi-lhe o seu apoio para a entrada da Turquia na União Europeia. Ele respondeu: 'Queremos que a Turquia faça parte da União Europeia'", afirmou Erdogan.A visita do Papa à Turquia — a primeira a um país cuja população é maioritariamente muçulmana — foi precedida de manifestações desfavoráveis, organizadas por grupos islamistas e nacionalistas.