segunda-feira, janeiro 01, 2007

Post Och Inrikes Tidningar

O jornal mais antigo do Mundo, o ‘Post Och Inrikes Tidningar’, da Suécia, editado pela primeira vez em 1645, deixa de ser impresso e passa a ser publicado apenas ‘on-line’, já a partir de amanhã.

Durante 361 anos o diário chegou fielmente às mãos dos seus leitores, mas a partir de amanhã já não estará nos pontos habituais de venda mas sim na internet. Graças às novas tecnologias o ‘Post Och In-rikes Tidningar’ será o primeiro jornal a prescindir do papel e a estar disponível apenas na ‘web’.O jornal, criado pela Academia Real de Letras da Suécia em 1645, foi, durante toda a sua existência, o diário oficial dos anúncios do governo, de empresas e de comunicações de falências. A World Association of Newspapers reconhece o periódico como o mais antigo do Mundo em actividade.A publicação anunciou quinta- -feira, na sua página na internet, que “a partir de 1 de Janeiro de 2007” já não estará disponível nas bancas e quiosques suecos mas que os seus fiéis leitores poderão consultá-lo nos computadores e outros dispositivos electrónicos, através do ‘site’ da Secretaria Sueca de Registos de Empresas (SCRO).Roland Hoglund, presidente da SCRO, não considera negativo o encerramento da publicação mais antiga do Mundo. “É apaixonante, mas também é uma importante tarefa, já que o jornal desempenhou um papel extremamente importante no que respeita a informação institucional”, revelou à agência noticiosa sueca TT. “Será muito mais acessível”, salientou.Apesar da adesão total às novas tecnologias, três cópias do ‘Post Och Inrikes Tidningar’ serão impressas em papel e enviadas às bibliotecas das universidades para manter viva uma tradição de mais de três séculos e meio.

'AÇORIANO ORIENTAL'

O ‘Açoriano Oriental’ é o jornal mais antigo de Portugal e está entre os dez mais ‘velhos’ do Mundo. Foi fundado por Manuel António de Vasconcelos a 18 de Abril de 1835, num período que corresponde a um momento áureo do jornalismo a nível nacional e internacional. Quatro meses antes do aparecimento da publicação tinha sido promulgada a primeira lei de liberdade de Imprensa em Portugal.

CURIOSIDADES

O imperador Júlio César foi o mentor do primeiro jornal e, desde então, muitas datas marcaram a Imprensa mundial.

59 a.C. – ‘Acta Diurna’ é publicado em Roma. Júlio César ordena que os principais eventos políticos e sociais do dia sejam anunciados.

1040 – O chinês Pi Sheng inventa a Imprensa usando blocos móveis de madeira.

1447 – Johann Gutenberg inventa a prensa de impressão, processo que viria possibilitar a produção em massa da palavra impressa.

1501 – O Papa Alexandre VI decreta que os impressos terão de ser submetidos à autoridade eclesiástica antes da sua publicação, a fim de impedir heresias.

1556 – O governo veneziano publica ‘Notizie Scritte, jornal mensal pelo qual os leitores pagavam uma ‘gazetta’, ou pequena moeda.

1621 – Em Londres é publicado o primeiro jornal com título, o ‘Corante’.

1631 – Fundação da ‘Gazette’, primeiro jornal francês.

1690 – ‘Publick Occurrences’ é o primeiro jornal publicado na América, (Boston). As autoridades reais proibiram-no logo após a primeira edição.

1704 – Daniel Defoe, autor de ‘Robinson Crusoe’, reconhecido como o primeiro jornalista do Mundo, inicia a publicação de ‘Review.

1798 – Alois Sedenfelder inventa a Litografia. Embora inventada mais de dois séculos antes, a litografia em ‘off-set’ tornou-se popular nos anos 1960, constituindo o padrão da indústria hoje em dia.

1835 – É editado o ‘Açoriano Oriental’, o primeiro jornal português.

1844 – Invenção do telégrafo.

1851 – Fundação da agência Reuters.

1880 – Aparecem as primeiras fotografias em jornal.

1903 – Alfred Harmsworth (posteriormente Lorde Northcliffe) cria o primeiro jornal em forma de tablóide, o ‘Daily Mirror’, em Londres.

1994 – Surge o primeiro diário independente ‘on-line’ na internet.

Fernanda Bueno com agências