sexta-feira, outubro 13, 2006

Academia distingue inventor do microcrédito



Muhammad Yunus conquista Nobel da Paz

A academia distinguiu hoje o Banco Grameen do Bangladesh e o seu fundador, Muhammad Yunus, o inventor do microcrédito.

Keystone F/EPA
Muhammad Yunus, do Bangladesh, foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz 2006

sexta-feira , 13 OUT 06
O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao Banco Grameen do Bangladesh e ao seu fundador, Muhammad Yunus, pelo incentivo ao desenvolvimento económico e social através do microcrédito.
O primeiro presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito, Jorge Wemans, já veio classificar como "justíssima" a atribuição do Nobel da Paz ao fundador do Banco Grameen do Bangladesh, considerando que o microcrédito tem feito muito pela paz.
"É um prémio justíssimo. O microcrédito tem feito muito pela paz no mundo, porque reduz as tensões sociais e confere toda a dignidade aos mais pobres do planeta", disse Jorge Wemans à agência Lusa.
"Torna-os [os mais pobres] actores do seu futuro e não dependentes", acrescentou o primeiro presidente e um dos fundadores da Associação Nacional de Direito ao Crédito.
O QUE É O MICROCRÉDITO
O microcrédito, tal como é entendido na Europa, define-se segundo as seguintes características:

– dirige-se aos mais desprotegidos, ou seja, os social e economicamente excluídos;

– destina-se exclusivamente àqueles que queiram criar o seu próprio emprego ou pequeno negócio;

– trata-se de pequenos montantes que variam entre 500 € e 10.000 € (no caso da ANDC o leque situa-se entre os 1.000 e os 5.000 euros).

Uma outra característica é o desenvolvimento, por parte das instituições que trabalham na área do microcrédito, de práticas inovadoras entre as quais se incluem o acompanhamento do micro empresário e a relação de confiança entre alguém que está disposto a mudar a sua vida e um outro que acredita nas capacidades e saberes- fazer desse alguém que está disposto a assumir o risco inerente a um negócio por mais pequeno que ele seja.

ANDC
Lusa