domingo, setembro 03, 2006

JARDINS SECRETOS



Dizer tudo e querer saber tudo sobre os outros poderia revelar-se ditadura mental e um processo inquisitorial. Não é certamente esta a melhor maneira de comunicarmos uns com os outros nem aquilo a que podemos chamar transparência positiva. Ou verdade activa.

Dizer sempre toda a verdade seria uma atitude invasiva e erosiva nas relações. É impossivel viver na verdade absoluta pois ninguém se conhece totalmente. Todos temos as nossas zonas de sombra e, daí, a necessidade de manter alguns jardins secretos.

A intimidade requer tempo para se construir e aprofundar e só é possivel quando assenta no respeito pelo outro e pela sua necessidade de manter a sua própria reserva de intimidade. Uma relação demasiado fusional, seja de amor ou de amizade, impede sempre o crescimento.

Os jardins secretos são um direito universal e inalianável de todo o ser humano. Importa preservá-los mas não os alimentar ao ponto de se transformar num segredo ameaçador que magoa os outros e os faz ficar inseguros ou inquietos numa relação.