quarta-feira, agosto 01, 2007

Partidos políticos multados por campanha das legislativas

Tribunal Constitucional
Partidos políticos multados por campanha das legislativas
O Tribunal Constitucional condenou todos os partidos políticos a coimas, que no total somam mais de 100 mil euros, por terem sido detectadas irregularidades e ilegalidades no financiamento das campanhas eleitorais de Fevereiro de 2005

Nenhum partido político, que fez campanha nas legislativas de 2005, cumpriu a lei do financiamento das campanhas eleitorais, avança hoje o jornal Público. O PSD foi o partido mais penalizado com uma multa que ultrapassa os 25 mil euros. Segue-se o CDS e o PS.
No total, os partidos vão ter de pagar 116 033 euros em coimas por irregularidades e ilegalidades, um valor ainda assim atenuado por ser a primeira vez que se aplicou esta lei.
O acórdão do Tribunal Constitucional foi remetido há dias para os partidos políticos, para eventual recurso dos montantes aplicados.
O Público escreve ainda que as coimas foram aplicadas tendo em conta o incumprimento de cada dever legal, a sua gravidade e o montante de financiamento envolvido em cada caso.
SOL

Não deveria ser assim, pelo menos a este nivel.
É o exemplo que não vem de cima, é o exemplo que é dado pelo incumprimento de leis que nos são impostas, mas que não cumpridas.
É o velho ditado português: olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço.
E se toda a gente tivesse este tipo de comportamentos? E se as instâncias passam apenas pela multa? e o se o exemplo não é dado? e se a credibilidade vem a faltar? e se toda gente deixa de acreditar em todo este processo? e se se trata de pessoas?