domingo, agosto 20, 2006

FRANCISCO ALLEN GOMES

É psicólogo e sexólogo, deu uma grande entrevista à Noticias de hoje e da qual gostaria de retirar os seguintes excertos:

Sexo
O macho humano é promíscuo e irresponsável. O único travão que conhece para o sexo chama-se mulher. Quase sempre pronto para a acção, move-o linear trajectória: erecção/ejaculação. Precisa de variar. O que fazer então para dar saúde a uma relação de longo curso? Dar tempo à intimidade e ao sexo ? transgressor e criativo.
A fêmea, essa, ainda escapa a catalogação. Mas o tempo da vagina há-de chegar.

Vagina
Ninguém a conhece como ela é. O que se passa lá dentro durante o processo de excitação sexual? Porque só agora começa a saber-se o que é o clitóris?

Fantasia
Hoje prolifera tudo o que é fetiche e formas ligeiras de sadomasoquismo. Será uma maneira de ultrapassar o aborrecimento sexual.

Erótico
Já não se pede à mulher que seja só mãe dos filhos, pede-se-lhe erotismo, que faça o que faziam as cortesãs no tempo da mãe dela.

Controlo
As pessoas têm medo. Quando comecei a fazer terapia sexual lembro-me de uma senhora me perguntar: Ó senhor doutor, e não há o perigo de depois ser de mais?

Então tudo isto é um fiasco, esta ilusão de que temos projectos sexuais conciliáveis?
Não é um fiasco. O que eu digo é que o leque de opções está todo em cima da mesa, já não depende de grande censura social. Depende da liberdade individual de cada um, das opções e das escolhas individuais.